sistema 3 as

Região de Santa Maria recebe alerta do governo estadual

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A região de Santa Maria tem 48 horas para apresentar um plano de ação ao governo estadual. Isso porque o Estado emitiu, nesta quarta-feira, um alerta para a região devido a uma tendência de agravamento da pandemia. Mais três regiões foram notificadas com alertas.

O plano de ação pode envolver medidas mais restritivas às atividades econômicas. Caso o Estado aceite o plano apresentado, as novas determinações são aplicadas. Se não houver aceite, o próprio governo estadual pode intervir.

Trabalhadores da educação começam a ser vacinados na próxima semana em Santa Maria

Segundo o Piratini, a região de Santa Maria teve incidência de 355,8 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 26,1% em relação à semana anterior. Essa é a 9ª maior incidência do Rio Grande do Sul entre as 21 regiões Covid-19 na última semana, sendo 32,1% superior à média estadual.

MORTES
A incidência de óbitos também aumentou, 6,3%. O dado, agora, é de 9,11 óbitos por 100 mil habitantes. É a quarta maior taxa de mortalidade recente do Estado na última semana e 43,4% superior à média estadual.

CAPACIDADE HOSPITALAR
Internações também preocupam na análise. O número de pacientes em leitos clínicos teve acréscimo de 23 pacientes (aumento de 10,7). Em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o aumento foi de 3,1% (quatro pacientes a mais que semana passada). Somadas todas as cidades, a região tem 139 pacientes internados em UTI por Covid-19.

VACINAÇÃO
A imunização, que passa a ser critério de análise no Sistema 3 As, diferente do Distanciamento Controlado, também  preocupa. A região tem a 2ª menor proporção de população vacinada no Estado, com apenas 8,5% do total.

Neste caso, há um problema na atualização de Santa Maria no painel do Estado. Enquanto a Secretaria Estadual da Saúde (SES) aponta 3.106 doses aplicadas no município (entre primeira e segunda), a prefeitura já indica 119.487.

DEMAIS REGIÕES
As regiões de Caxias do Sul, Erechim e Pelotas também receberam alertas por parte do Gabinete de Crise. Para as regiões de Bagé e Santa Cruz do Sul, foi enviado um segundo aviso, além do que receberam na semana passada. A região de Taquara, que ainda não tinha recebido nenhum, se une a essas duas, na medida em que o número de casos está em crescente e houve redução na agilidade da vacinação na região.

O SISTEMA 3 As

  • Primeiro A = Aviso: a região não se enquadra em um caso mais grave mas precisa intensificar os cuidados para não evoluir para uma condição pior
  • 2 As = Aviso e Alerta: alerta é quando o número de hospitalizações e/ou média de casos ou mortes é preocupante e acima da média estadual. Neste caso, os municípios recebem um parecer de dados e números sobre a situação da região. Neste cenário, os prefeitos e região precisam agir
  • 3 As = Aviso, Alerta e Ação: ação significa que os decretos devem entrar em vigor em até 48h após o alerta para conter o avanço da Covid-19 na região. O Estado também pode aplicar regras mais rígidas se achar necessário

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Como Santa Maria vai poder vacinar professores sem desrespeitar o PNI

Próximo

Mais cinco cidades da região começam a vacinar trabalhadores de educação

Saúde